Apoio Integral a Educandos com Dislexia, TDAH e Transtornos de Aprendizagem: Caminhos para a Inclusão

Autores

  • Emanuel David Silva Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Autor

Resumo

O estudo discute os desafios e estratégias para a inclusão de alunos com dislexia, TDAH e outros transtornos de aprendizagem na educação básica. Com abordagem qualitativa, investiga práticas pedagógicas, o uso de tecnologias assistivas e a atuação de equipes multidisciplinares para atender às necessidades desses alunos. A pesquisa destaca obstáculos como falta de recursos e formação docente, propondo soluções como capacitação continuada e elaboração de Planos Individualizados de Aprendizagem (PIA). O estudo conclui que a integração entre escola, família e especialistas é essencial para garantir uma educação inclusiva e equitativa, respeitando as individualidades dos alunos e promovendo seu pleno desenvolvimento acadêmico e emocional​.

Biografia do Autor

  • Emanuel David Silva Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Acadêmico do curso de graduação em Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Downloads

Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Resumo Expandido