Autores
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Ariane Soares da Silva Coutinho
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Autor
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Maria Clara Tavares Santana da Silveira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Autor
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Fabrício Germano Alves
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Autor
Resumo
O estudo analisa os desafios enfrentados por alunos-atletas brasileiros diante da "dupla jornada" de estudo e esporte. Com base em métodos exploratórios e descritivos, destaca-se a incompatibilidade estrutural entre o sistema educacional e as exigências do esporte de alto rendimento. Políticas públicas, como currículos flexíveis e ensino híbrido, são sugeridas para mitigar os impactos dessa rotina dupla. A pesquisa também aborda aspectos psicossociais, como estresse e evasão escolar, e defende a necessidade de suporte psicopedagógico. Conclui-se que a integração entre educação e esporte requer ações coordenadas que garantam o desenvolvimento integral desses alunos, promovendo equilíbrio entre desempenho acadêmico e esportivo.
Biografia do Autor
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Ariane Soares da Silva Coutinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Acadêmica do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Membra do GEDI. Membra da LDT.
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Maria Clara Tavares Santana da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Acadêmica do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Membra do Grupo de Pesquisa do CNPq ‘’Fundamentos do Direito Educacional Brasileiro’’.
Membra do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direito das Relações de Consumo
(LABRELCON). Pesquisadora com trabalhos publicados e visíveis na Plataforma Lattes.
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Fabrício Germano Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Advogado. Especialista em Direito do Consumidor e Relações de Consumo (UNP), Direito
Eletrônico (Estácio), Direito Autoral e Propriedade Intelectual (Uniamérica), Direito Educacional
(Uniamérica), MBA em Educação (Conexão) Publicidade e Propaganda: mídias, linguagens e
comportamento do consumidor (Intervale), Marketing Digital (Intervale), Docência no Ensino
Superior (FMU), Metodologias em Educação a Distância (Intervale) e Metodologia da Pesquisa
Científica (FACSU). Mestre em Direito (UFRN). Mestre e Doutor Cum Laude pela Universidad
del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU) – Espanha. Líder do Grupo de
Pesquisa Direito das Relações de Consumo. Coordenador do Laboratório de Estudos e
Pesquisas em Direito das Relações de Consumo (LABRELCON). Professor da Graduação e PósGraduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Avaliador do INEP/MEC.