Educação para a Diversidade: O Ensino das Culturas Afro-Brasileira, Africana e Indígena nas Relações Étnico-Raciais

Autores

  • Emanuel David Silva Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Autor

Resumo

Este trabalho investiga a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatória a inclusão das culturas afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar. Utilizando abordagem qualitativa, analisa-se as barreiras, como formação docente inadequada e falta de materiais pedagógicos, e propõem-se estratégias como capacitação continuada e uso de tecnologias educacionais. O estudo conclui que a promoção de uma educação antirracista é essencial para desconstruir estereótipos e valorizar a diversidade cultural brasileira, fortalecendo as práticas pedagógicas e combatendo o racismo estrutural nas escolas​.

Biografia do Autor

  • Emanuel David Silva Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Acadêmico do curso de graduação em Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
    da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

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Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Resumo Expandido