Autores
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Fabrício Germano Alves
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Autor
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Julia Gandin Araujo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Autor
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Júllia Andrade de Castro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Autor
Resumo
O trabalho analisa o processo de revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil, explorando seus desafios e regulamentações, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com abordagem qualitativa, investiga-se a morosidade e a falta de critérios padronizados que dificultam a inserção de profissionais formados no exterior. A pesquisa destaca iniciativas como a plataforma Carolina Bori e sugere melhorias para maior eficiência e equidade no processo. Conclui-se que a revalidação de diplomas é essencial para integrar competências internacionais ao mercado nacional.
Biografia do Autor
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Fabrício Germano Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Advogado. Especialista em Direito do Consumidor e Relações de Consumo (UNP), Direito
Eletrônico (Estácio), Direito Autoral e Propriedade Intelectual (Uniamérica), Direito Educacional
(Uniamérica), MBA em Educação (Conexão) Publicidade e Propaganda: mídias, linguagens e
comportamento do consumidor (Intervale), Marketing Digital (Intervale), Docência no Ensino
Superior (FMU), Metodologias em Educação a Distância (Intervale) e Metodologia da Pesquisa
Científica (FACSU). Mestre em Direito (UFRN). Mestre e Doutor Cum Laude pela Universidad
del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU) – Espanha. Líder do Grupo de
Pesquisa Direito das Relações de Consumo. Coordenador do Laboratório de Estudos e
Pesquisas em Direito das Relações de Consumo (LABRELCON). Professor da Graduação e PósGraduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Avaliador do INEP/MEC.
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Julia Gandin Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do projeto de pesquisa Fundamentos do Direito Educacional Brasileiro.
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Júllia Andrade de Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do projeto de pesquisa Fundamentos do Direito Educacional Brasileiro.