Direitos Humanos no Currículo Formal: Análise na BNCC e no DF

Autores

  • João Paulo de Sousa Ferreira Universidade Federal de Campina Grande Autor
  • Nathalia Maria de Sousa Feitosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Autor

Resumo

Este artigo analisa a inclusão de temas de direitos humanos no currículo da Educação Básica, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentos do Distrito Federal. A pesquisa explora o papel dos direitos humanos como elemento transversal e integrador, fundamental para a formação cidadã. A análise mostra que, embora a BNCC reconheça a importância da educação em direitos humanos, a aplicação prática ainda é limitada, sendo mencionada principalmente em alguns componentes do Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa sugere a necessidade de fortalecer esses temas para promover uma educação verdadeiramente inclusiva e cidadã​.

Biografia do Autor

  • João Paulo de Sousa Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

    Especialista em Direito Penal Militar pela Faculdade Venda
    Nova do Imigrante – FAVENI (2022). Bacharel em Segurança Pública
    pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco - APMCB (2017)
    e em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
    (2023).  

  • Nathalia Maria de Sousa Feitosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande
    do Norte - UERN (2022). Especialista em Formação Docente para a
    Educação Básica (2019) e graduada em Pedagogia pela Universidade
    Federal de Campina Grande - UFCG (2017). Especialista em
    Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná -
    UNOPAR (2021) e em Psicopedagogia Clínica pelo Centro Universitário
    FAVENI (2023). Coordenadora Pedagógica da Educação Inclusiva, no
    município de São José de Piranhas-PB. 

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Publicado

2024-11-04

Edição

Seção

Resumo Expandido