Autores
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João Paulo de Sousa Ferreira
Universidade Federal de Campina Grande
Autor
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Nathalia Maria de Sousa Feitosa
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Autor
Resumo
Este artigo analisa a inclusão de temas de direitos humanos no currículo da Educação Básica, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentos do Distrito Federal. A pesquisa explora o papel dos direitos humanos como elemento transversal e integrador, fundamental para a formação cidadã. A análise mostra que, embora a BNCC reconheça a importância da educação em direitos humanos, a aplicação prática ainda é limitada, sendo mencionada principalmente em alguns componentes do Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa sugere a necessidade de fortalecer esses temas para promover uma educação verdadeiramente inclusiva e cidadã.
Biografia do Autor
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João Paulo de Sousa Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande
Especialista em Direito Penal Militar pela Faculdade Venda
Nova do Imigrante – FAVENI (2022). Bacharel em Segurança Pública
pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco - APMCB (2017)
e em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
(2023).
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Nathalia Maria de Sousa Feitosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande
do Norte - UERN (2022). Especialista em Formação Docente para a
Educação Básica (2019) e graduada em Pedagogia pela Universidade
Federal de Campina Grande - UFCG (2017). Especialista em
Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná -
UNOPAR (2021) e em Psicopedagogia Clínica pelo Centro Universitário
FAVENI (2023). Coordenadora Pedagógica da Educação Inclusiva, no
município de São José de Piranhas-PB.