Responsabilidade civil dos stakeholders do sistema de saúde sobre o uso de dispositivos de IoB (Internet of Bodies)

Autores

  • Jorge Henrique da Silva Melo Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas Autor
  • Sarah Georgia de Figueiredo Centro Universitário Leonardo da Vinci Autor

Palavras-chave:

Responsabilidade civil, Stakeholders, Internet of Bodies, Dispositivos médicos, Ética na saúde

Resumo

A responsabilidade civil dos stakeholders do sistema de saúde sobre o uso de dispositivos de IoB (Internet of Bodies) pode ser definida como o conjunto de deveres e obrigações atribuídos aos diversos agentes envolvidos no desenvolvimento, fornecimento e utilização dessas tecnologias inovadoras no ambiente médico. Nesse contexto, são abordadas as questões relacionadas aos riscos éticos, regulatórios e jurídicos gerados pelos IoBs, especialmente no que tange ao consentimento informado, à proteção de dados sensíveis e à delimitação da responsabilidade entre os diferentes atores do sistema de saúde. Assim, evidencia-se que a problemática gira em torno do seguinte questionamento: como garantir uma responsabilização justa e equilibrada entre stakeholders diante dos riscos e danos decorrentes do uso de dispositivos de IoB? O estudo é importante porque tais dispositivos trazem impactos diretos para a integridade física, a privacidade e a dignidade da pessoa humana, exigindo um marco jurídico adequado e a revisão de práticas éticas no campo da saúde. Dentre as dificuldades apontadas, objetiva-se estabelecer parâmetros claros para a responsabilidade civil, compatibilizando os direitos dos pacientes com as prerrogativas dos stakeholders. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se a pesquisa do tipo qualitativa, com abordagem teórico-dogmática, de natureza exploratória e procedimento técnico de análise documental e jurisprudencial. Conclui-se que o tema, embora parcialmente regulamentado no ordenamento jurídico brasileiro, demanda uma atualização normativa específica para lidar com os desafios impostos pelos IoBs na medicina contemporânea.

Biografia do Autor

  • Jorge Henrique da Silva Melo, Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas

    Mestre em Transnational Law - Masters of Law pela University of Dayton School of Law – Ohio/US. Membro do Comitê de “Intellectual Property Law” de Alameda County Bar Association. Membro do “Program In Law and Technology” da University of Dayton School of Law.  Especialista em Processo Civil pela Faculdade Damásio e em Direito de Startups e Legal Tech pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas. Advogado e sócio do MLPlaw - Melo Pantoja Advogados. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1546444391964789 Orcid: https://orcid.org/0009-0004-5705-1287 E-mail: contato@mlplaw.com.br.

  • Sarah Georgia de Figueiredo, Centro Universitário Leonardo da Vinci

    Especialista em Direito Médico e Segurança Jurídica aplicada à Saúde pelo Instituto de Pós-Graduação. Pós-graduanda em Direito Civil pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Advogada e sócia do Duk e Figueiredo Advocacia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3453024577544858. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-7643-7529 E-mail: sgfigueiredo@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

Responsabilidade civil dos stakeholders do sistema de saúde sobre o uso de dispositivos de IoB (Internet of Bodies). (2025). Revista Insigne De Humanidades , 2(1), 15-34. https://insigneacademica.com.br/ojs/index.php/revistainsignedehumanidades/article/view/105

Artigos Semelhantes

1-10 de 35

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.