Remoções forçadas e gentrificação no contexto dos conflitos fundiários urbanos no nordeste do Brasil

Autores

  • Aline Stephany Soares Lopes Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP/RS Autor

Palavras-chave:

Remoções forçadas, gentrificação, conflitos fundiários

Resumo

As remoções forçadas e a gentrificação, no contexto dos conflitos fundiários urbanos do Nordeste brasileiro, revelam um processo de exclusão social impulsionado pela especulação imobiliária e projetos de requalificação urbana. A pesquisa analisa como esses fenômenos, presentes nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, afetam o direito à moradia e agravam a vulnerabilidade das comunidades. O estudo busca compreender a interligação entre essas remoções e a gentrificação, ressaltando a importância de políticas públicas inclusivas. A metodologia qualitativa incluiu análise documental, entrevistas com especialistas e comparação de casos regionais. Os resultados evidenciam que as remoções estão associadas à valorização imobiliária, intensificando a segregação socioespacial nas cidades. A pesquisa conclui que é urgente repensar o desenvolvimento urbano e promover estratégias que garantam o direito à moradia digna e minimizem os impactos negativos da gentrificação.

Biografia do Autor

  • Aline Stephany Soares Lopes , Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP/RS

    Pós-Graduanda em Direito e Negócios Imobiliários pela Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP/RS e Pós-Graduanda em Direito Processual Civil pela Faculdade Anhanguera - Ponta Grossa/PR. Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5400316201131384. E-mail: alinestephany.torre@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Remoções forçadas e gentrificação no contexto dos conflitos fundiários urbanos no nordeste do Brasil. (2024). Revista Insigne De Humanidades , 1(3), 146-165. https://insigneacademica.com.br/ojs/index.php/revistainsignedehumanidades/article/view/97