O ensino do direito na alta modernidade: pensar dogmaticamente é em si uma reflexão crítica

Autores

  • Marcio Renan Hamel Universidade de Passo Fundo (UPF/RS) Autor

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Filosofia do Direito, Teoria Crítica, Habermas, Educação emancipadora

Resumo

A educação jurídica contemporânea enfrenta desafios impostos pela prevalência do pensamento dogmático e normativista no ensino do Direito. Este estudo analisa a relevância da Filosofia do Direito como instrumento crítico e emancipador capaz de romper com paradigmas tradicionais e propor uma abordagem humanista para a formação de juristas. A partir da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e da teoria da ação comunicativa de Habermas, investiga-se a possibilidade de transformar o Direito em um instrumento de inclusão social e justiça. Destaca-se a necessidade de práticas pedagógicas que promovam a reflexão crítica, o diálogo interdisciplinar e a reconstrução epistemológica do ensino jurídico. Conclui-se que uma Filosofia do Direito crítica pode contribuir significativamente para a formação de juristas comprometidos com a transformação social e a superação das desigualdades em contextos marcados por racionalidades instrumentais e exclusões sistêmicas.

Biografia do Autor

  • Marcio Renan Hamel , Universidade de Passo Fundo (UPF/RS)

    Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Uff/RJ; Mestre em Desenvolvimento pela Unijuí/RS; Graduado em Direito e Filosofia pela UPF/RS; Professor do PPGDireito UPF/RS.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

O ensino do direito na alta modernidade: pensar dogmaticamente é em si uma reflexão crítica. (2024). Revista Insigne De Humanidades , 1(3), 73-92. https://insigneacademica.com.br/ojs/index.php/revistainsignedehumanidades/article/view/93

Artigos Semelhantes

11-20 de 29

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.