Direitos da personalidade em debate: análise comparativa das leis de inclusão voltadas a pessoas portadoras de deficiência auditiva e surdez na América do Sul

Autores/as

  • Daniela Menengoti Ribeiro Gonçalves Universidade Cesumar – UniCesumar Autor
  • Leonora Cristina dos Santos Universidade Cesumar – UniCesumar Autor

Palabras clave:

Deficiência auditiva, Surdez, Direitos da personalidade, Inclusão social, Legislação comparada

Resumen

Os direitos das pessoas com deficiência auditiva e surdas podem ser definidos como garantias essenciais à dignidade, inclusão e igualdade de oportunidades, sendo tema de alta relevância para o campo jurídico, educacional e social. Nesse contexto, são abordadas as questões referentes às legislações protetivas voltadas a esse público em países da América do Sul, delimitando a análise às experiências da Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai, Uruguai e Brasil. Assim, evidencia-se que a problemática gira em torno do seguinte questionamento: de que forma a análise comparativa das legislações de inclusão voltadas às pessoas com deficiência auditiva e surdas na América do Sul pode contribuir para o aprimoramento das políticas públicas brasileiras? O estudo do tema é importante porque revela práticas bem-sucedidas e lacunas legislativas, com reflexos diretos para a promoção da cidadania e inclusão plena dessas pessoas. Dentre as dificuldades apontadas, objetiva-se mapear as legislações existentes, identificar desafios para sua efetividade e propor diretrizes que fortaleçam os direitos das pessoas com deficiência auditiva no Brasil. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se a pesquisa do tipo qualitativa, com abordagem comparativa e exploratória, de natureza aplicada, e procedimento técnico de análise documental e bibliográfica. Conclui-se que, embora o tema já esteja contemplado no ordenamento jurídico brasileiro, a incorporação de boas práticas internacionais pode contribuir significativamente para a superação das barreiras ainda existentes na efetivação desses direitos.

Biografía del autor/a

  • Daniela Menengoti Ribeiro Gonçalves, Universidade Cesumar – UniCesumar

    Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade (UniCesumar). Coordenadora/Líder dos Grupos de Pesquisa (CNPq): Instrumentos de efetividade dos direitos da personalidade e Internacionalização do direito: dilemas constitucionais e internacionais contemporâneos. Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Doutora em Direito Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com período de pesquisa (doutorado sanduíche) na Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne, França. Mestre em Direito-Relações Internacionais, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período de pesquisa no Mestrado em Integrazione Europea da Università Degli Studi Padova, Itália. Bolsista CNPq no mestrado e no doutorado. Especialista em Comercio Internacional y Inversiones, pela Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina. Especialista em Direito e Negócios Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (USFC). Advogada com especialidade em Direito Internacional. Linhas de pesquisa: Direito Internacional (Público e Privado), Direitos Humanos, Direitos da Personalidade e Direito Constitucional. Colaboradora do blog: pretextointernacional.blogspot.com. E-mail: daniela.ribeiro@unicesumar.edu.br.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7621-8899. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0704785648361421.

  • Leonora Cristina dos Santos, Universidade Cesumar – UniCesumar

    Mestranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar - UniCesumar, campus Maringá/PR. Graduada em Direito pela mesma (2023). Pesquisadora dedicada ao estudo e análise do Direito em suas diversas vertentes, com foco no estudo dos direitos da personalidade de grupos vulneráveis. Participante do grupo de estudos e pesquisa "Instrumentos de efetividade dos direitos da personalidade", vinculado ao Centro Universitário Cesumar (Maringá/PR). Desde o início da graduação dedica-se ao aprofundamento acadêmico e investigação nas mais diversas áreas do conhecimento jurídico. Comprometida com a expansão do conhecimento jurídico e com a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa por meio do Direito. Busca constantemente novos desafios e oportunidades para aprimorar sua atuação como pesquisadora e contribuir de maneira significativa para o avanço do campo jurídico e para o bem-estar social. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6727147690185791;https://orcid.org/0009-0002-5368-3805. E-mail: leonorakatayama@gmail.com.

Publicado

2025-06-09

Cómo citar

Direitos da personalidade em debate: análise comparativa das leis de inclusão voltadas a pessoas portadoras de deficiência auditiva e surdez na América do Sul. (2025). Revista Insigne De Humanidades, 2(1), 35-48. https://insigneacademica.com.br/ojs/index.php/revistainsignedehumanidades/article/view/106

Artículos similares

1-10 de 34

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.