Generalização sobre a legislação acerca da violência obstétrica

Authors

  • Ester França Alcantara Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) Autor
  • Maria Fernanda Cordeiro Farias Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) Autor
  • Maria Fernanda Ribeiro do Nascimento Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) Autor
  • Maria Fernanda Hissa da Silva Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) Autor

Keywords:

Violência obstétrica, Direitos da mulher, Saúde pública, Interseccionalidade

Abstract

A violência obstétrica pode ser definida como qualquer ato ou omissão praticado contra a mulher durante o pré-natal, parto e pós-parto, que cause sofrimento físico, psicológico ou emocional, sendo um tema de grande importância para os campos jurídico, social e de saúde pública. Nesse contexto, são abordadas as questões referentes à ausência de legislação específica, às lacunas normativas e às interseccionalidades de gênero, raça e classe que agravam essa forma de violência. Assim, evidencia-se que a problemática gira em torno do seguinte questionamento: como o déficit normativo e a invisibilidade da violência obstétrica impactam a efetivação dos direitos das mulheres no Brasil? O estudo é relevante porque revela como a falta de punições efetivas perpetua práticas inadequadas no atendimento obstétrico, comprometendo a dignidade e a integridade das mulheres. Dentre as dificuldades apontadas, objetiva-se mapear a legislação vigente, analisar projetos de lei em tramitação e evidenciar os fatores sociais que dificultam o reconhecimento e o enfrentamento desse tipo de violência. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se a pesquisa do tipo qualitativa, com abordagem exploratória, de natureza aplicada, e procedimentos técnicos de análise documental e bibliográfica, complementada por análise de audiência pública no Rio Grande do Norte. Conclui-se que, embora existam avanços legislativos pontuais, ainda é urgente a criação de normas específicas e eficazes para garantir a proteção das mulheres contra a violência obstétrica no Brasil.

Author Biographies

  • Ester França Alcantara , Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)

    Graduanda em direito pela Uninassau. Integrante do grupo de pesquisa Violet. Interesse nas áreas de Direito Penal e Civil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6312984987200513. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-6067-5366. Email: esterf.3108@gmail.com.

  • Maria Fernanda Cordeiro Farias , Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)

    Graduanda em direito pela Uninassau. Integrante do grupo de pesquisa Violet. Interesse nas áreas de Direito Penal e Civil. Lattes: https://lattes.cnpq.br/4102619786119902. ORCID: https://orcid.org/0009-0007-4500-6544. E-mail: mariafernandacordeiro1911@gmail.com.

  • Maria Fernanda Ribeiro do Nascimento , Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)

    Técnica em Informática (IFRN). Graduanda em Direito (Uninassau - Natal). Integrante do grupo de pesquisa Violet. Interesse nas áreas de Direito Penal e Civil. Lattes: https://lattes.cnpq.br/1990001872278581. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-5023-3361. E-mail: mariafernanda.nasct@gmail.com.

  • Maria Fernanda Hissa da Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)

    Graduanda em direito pela Uninassau. Integrante do grupo de pesquisa Violet. Interesse nas áreas de Direito Penal e Civil. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-9881-4726.

Published

2025-06-09

How to Cite

Generalização sobre a legislação acerca da violência obstétrica. (2025). Insigne Journal of Humanities, 2(1), 49-66. https://insigneacademica.com.br/ojs/index.php/revistainsignedehumanidades/article/view/107

Similar Articles

1-10 of 35

You may also start an advanced similarity search for this article.