Obrigatoriedade da formação pedagógica para profissionais habilitados a exercerem a docência no ensino superior

Autores/as

  • Pedro Henrique da Mata Rodrigues Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Autor
  • Fabrício Germano Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Autor
  • Gerson Severino dos Santos Neto Faculdade Sucesso (FACSU) Autor

Palabras clave:

Formação pedagógica, Ensino superior, Qualidade educacional, Direito educacional, Docência universitária

Resumen

A obrigatoriedade da formação pedagógica para profissionais habilitados a exercerem a docência no ensino superior pode ser definida como uma necessidade emergente para garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, sendo um tema relevante para o campo da educação, da legislação educacional e da política pública. Nesse contexto, são abordadas as questões relacionadas às lacunas normativas, à ausência de exigência legal para formação pedagógica no ensino superior e às possibilidades de aprimoramento da prática docente. Assim, evidencia-se que a problemática gira em torno do seguinte questionamento: a docência no ensino superior deve, obrigatoriamente, ser precedida por formação pedagógica específica? O estudo do tema é importante porque contribui para o fortalecimento da qualidade educacional e para a valorização da prática docente, com impactos sociais e acadêmicos significativos. Dentre as dificuldades apontadas, objetiva-se discutir a necessidade de regulamentação, os fundamentos que sustentam tal exigência e os caminhos possíveis para sua efetivação institucional. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se a pesquisa do tipo aplicada, com abordagem qualitativa, método dedutivo e procedimentos técnico-documental e bibliográfico. Conclui-se que, embora parcialmente contemplada na legislação, a obrigatoriedade da formação pedagógica para docentes do ensino superior ainda carece de consolidação normativa e institucional para garantir práticas educativas de excelência.

Biografía del autor/a

  • Pedro Henrique da Mata Rodrigues Sousa , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Professor e Mentor da Insigne Acadêmica. Editor-chefe da Insigne Acadêmica Editora. Mestre em Direito (PPGD/UFRN). Pós-graduado em Metodologia da Pesquisa Científica (FACSU) e em Linguística Aplicada (Intervale). Pós-graduado em Docência no Ensino Superior (FACSU). Graduado em Direito (UFRN). Graduado em Letras (PROMINAS). Graduando em Pedagogia (UNIFAHE). Advogado. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8307765062275242. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3357-2270. E-mail: pedro.damatta@outlook.com.br.

  • Fabrício Germano Alves , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Graduado em Direito (UNP), Marketing (UNINASSAU) e Pedagogia (UNIÚNICA). Advogado inscrito na OAB/RN. Especialista em Direito do Consumidor e Relações de Consumo (UNP), Direito Eletrônico (Estácio), Metodologia da Pesquisa Científica (FACSU), Direito Autoral e Propriedade Intelectual (Uniamerica), Direito Educacional (Uniamerica), Publicidade e Propaganda: mídias, linguagens e comportamento do consumidor (Intervale), Marketing Digital (Intervale), Docência no Ensino Superior (FMU) e Metodologias em Educação a Distância (Intervale). MBA em Educação (Conexão). Mestre em Direito (UFRN). Mestre e Doutor Cum Laude em Sociedad Democrática, Estado y Derecho pela Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU) na Espanha. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4247505371266682. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8230-0730. E-mail: fabriciodireito@gmail.com.

  • Gerson Severino dos Santos Neto , Faculdade Sucesso (FACSU)

    Graduado em Direito (UNP), Marketing (UNINASSAU) e Pedagogia (UNIÚNICA). Advogado inscrito na OAB/RN. Especialista em Direito do Consumidor e Relações de Consumo (UNP), Direito Eletrônico (Estácio), Metodologia da Pesquisa Científica (FACSU), Direito Autoral e Propriedade Intelectual (Uniamerica), Direito Educacional (Uniamerica), Publicidade e Propaganda: mídias, linguagens e comportamento do consumidor (Intervale), Marketing Digital (Intervale), Docência no Ensino Superior (FMU) e Metodologias em Educação a Distância (Intervale). MBA em Educação (Conexão). Mestre em Direito (UFRN). Mestre e Doutor Cum Laude em Sociedad Democrática, Estado y Derecho pela Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU) na Espanha. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4247505371266682. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8230-0730. E-mail: fabriciodireito@gmail.com.

Publicado

2025-06-09

Cómo citar

Obrigatoriedade da formação pedagógica para profissionais habilitados a exercerem a docência no ensino superior. (2025). Revista Insigne De Humanidades, 2(1), 88-101. https://insigneacademica.com.br/ojs/index.php/revistainsignedehumanidades/article/view/109

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