Preço por direct e publicidade enganosa por omissão nas mídias sociais

Autores

  • Amyna Mirelle Farias da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Autor
  • Fabrício Germano Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Autor
  • Luiza Paula Dantas Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Autor

Palavras-chave:

Preço por direct, publicidade enganosa, Direito do Consumidor, Comércio eletrônico, Transparência

Resumo

A prática de "preço por direct" no comércio eletrônico, que omite informações essenciais como o valor dos produtos, representa uma violação ao direito do consumidor à informação clara e transparente, previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Este estudo explora a relação entre essa prática e a publicidade enganosa por omissão, analisando como a ausência de clareza nos anúncios prejudica a autonomia dos consumidores e pode abrir margem para discriminação econômica. A pesquisa utiliza metodologia qualitativa, abrangendo revisão bibliográfica e análise de jurisprudências, com destaque para decisões judiciais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte. Além disso, discute-se a necessidade de reforçar políticas públicas que promovam a ética e a transparência nas relações de consumo digitais. Conclui-se que a regulamentação mais rigorosa e a conscientização de consumidores e fornecedores são fundamentais para mitigar os danos dessa prática no ambiente virtual.

Biografia do Autor

  • Amyna Mirelle Farias da Costa , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Acadêmica do Curso de Direito da UFRN. Pesquisadora. Integrante do Grupo Potiguar de Ciências Criminais. Membro da Associação Nacional da Advocacia Criminal. Estagiária em escritório de advocacia. Técnica em Agroecologia pelo IFRN.

  • Fabrício Germano Alves , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Advogado. Especialista em Direito do Consumidor e Relações de Consumo (UNP), Direito Eletrônico (Estácio), Direito Autoral e Propriedade Intelectual (Uniamérica), Direito Educacional (Uniamérica), MBA em Educação (Conexão) Publicidade e Propaganda: mídias, linguagens e comportamento do consumidor (Intervale), Marketing Digital (Intervale), Docência no Ensino Superior (FMU), Metodologias em Educação a Distância (Intervale) e Metodologia da Pesquisa Científica (FACSU). Mestre em Direito (UFRN). Mestre e Doutor Cum Laude pela Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU) – Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa Direito das Relações de Consumo. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direito das Relações de Consumo (LABRELCON). Professor da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Avaliador do INEP/MEC.

  • Luiza Paula Dantas Medeiros , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Acadêmica do Curso de Direito da UFRN. Pesquisadora. Estagiária no Sindicado de Saúde dos Trabalhadores do RN. Técnica em Agroecologia pelo IFRN.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Preço por direct e publicidade enganosa por omissão nas mídias sociais. (2024). Revista Insigne De Humanidades , 1(3), 130-145. https://insigneacademica.com.br/ojs/index.php/revistainsignedehumanidades/article/view/96

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